GEOGRAFIA: Migração, Pirâmide Etária, Lixiviação, Voçorosas, Produtos a granel e Placas Tectônicas
(Enem/2018) Em Beirute, no Líbano, quando perguntado sobre onde se encontram os refugiados sírios, a resposta do homem é imediata: “em todos os lugares e em lugar nenhum”. Andando ao acaso, não é raro ver, sob um prédio ou num canto de calçada, ao abrigo do vento, uma família refugiada em volta de uma refeição frugal posta sobre jornais como se fossem guardanapos. Também se vê de vez em quando uma tenda com a sigla ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados), erguida em um dos raros terrenos vagos da capital.
JABER, H. Quem realmente acolhe os refugiados? Le Monde Diplomatique Brasil, out.2015 (adaptado).
O cenário descrito aponta para uma crise humanitária que é explicada pelo processo de
A) migração massiva de pessoas atingidas por catástrofe natural.
B) hibridização cultural de grupos caracterizados por homogeneidade social.
C) desmobilização voluntária de militantes cooptados por seitas extremistas.
D) peregrinações religiosas de fiéis orientados por lideranças fundamentalistas.
E) desterritorialização forçada de populações afetadas por conflitos armados.
Conceitos abordados:
migração?
Movimentação de entrada (imigração) ou saída (emigração) de indivíduo ou grupo de indivíduos, ger. em busca de melhores condições de vida. Essa movimentação pode ser entre países diferentes ou dentro de um mesmo país.
Há vários tipos ou fatores que encadeiam a migração, podendo ser: político, religioso, econômico e natural. A migração do povo sírios se deu por motivo político, qual seja, uma guerra civil que assola o país há anos.
Enem/2018) Os países industriais adotaram uma concepção diferente das relações familiares e do lugar da fecundidade na vida familiar e social. A preocupação de garantir uma transmissão integral das vantagens econômicas e sociais adquiridas tem como resultado uma ação voluntária de limitação do número de nascimentos.
GEORGE, P. Panorama do mundo atual. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1968 (adaptado).
Em meados do século XX, o fenômeno social descrito contribuiu para o processo europeu de
A) estabilização da pirâmide etária.
B) conclusão da transição demográfica.
C) contenção da entrada de imigrantes.
D) elevação do crescimento vegetativo.
E) formação de espaços superpovoados.
Conceitos abordados:
Pirâmide etária?
É um gráfico que divide a população em faixa etária, estando os mais novos na base da pirâmide. Ao reduzir a natalidade, há uma desestabilização na pirâmide, fazendo com que a base fique mais estreita. Em países mais desenvolvidos, há uma tendência em estreitar a base e expandir a parte superior, dado ao crescimento da expectativa de vida.
Conclusão da transição
É a relativa estabilização da população gerada não pela natalidade ou morte, mas sim pelo aumento da expectativa de vida por melhorias na qualidade de vida.
(Enem/2017) O desgaste acelerado sempre existirá se o agricultor não tiver o devido cuidado de combater as causas, relacionadas a vários processos, tais como: empobrecimento químico e lixiviação provocados pelo esgotamento causado pelas colheitas e pela lavagem vertical de nutrientes da água que se infiltra no solo, bem como pela retirada de elementos nutritivos com as colheitas. Os nutrientes retirados, quando não repostos, são comumente substituídos por elementos tóxicos, como, por exemplo, o alumínio.
LEPSCH, I. Formação e conservação dos solos. São Paulo: Oficinas de Texto, 2002 (adaptado).
A dinâmica ambiental exemplificada no texto gera a seguinte consequência para o solo agricultável
A) Elevação da acidez.
B) Ampliação da salinidade.
C) Formação de voçorocas.
D) Remoção da camada superior.
E) Intensificação do escoamento superficial
Conceitos abordados:
Lixiviação: Lixiviação do solo é um processo erosivo ocasionado a partir da lavagem da camada superficial do solo pelo escoamento das águas superficiais. Em geral, ocorre em solos sem a cobertura vegetal protetora, o que diminui, em elevado grau, a sua fertilidade ao longo do tempo. Mais comum em climas onde as chuvas são mais abundantes, pois as enxurradas carregam os materiais superficiais do solo para as áreas mais baixas. Justamente por isso, esse processo é mais significativo nas regiões de maior declividade.
O alumínio, por ser metal pesado de baixa solubilidade, tende a se acumular no solo, o que aumenta sua acidez.
Quando o alumínio reage com a água ocorre a hidrólise e, consequentemente, há a liberação de íons H+ no solo, elevando a acidez.
Al3+ + 3H2O → Al(OH)3 + 3H+
A argila juntamente com a matéria orgânica do solo formam coloides, que são espécies com cargas negativas. Os nutrientes possuem carga positiva (K+, Ca+ e Mg+) e, por isso, são fixados aos coloides, tornando o solo fértil.
Ao serem arrastados pela água, passa a ocorrer a atração por outros íons positivos (H+ e Al3+) fazendo com que essas espécies se liguem ao solo e aumentem sua toxicidade.
Voçorosas:
é a formação de buracos onde são depositados materiais carregados pela água da chuva. Esse é um fenômeno físico que não se relaciona aos fenômenos químicos relatados no texto.
(Enem/2017) Os maiores consumidores da infraestrutura logística para exportação no Brasil são os produtos a granel, dentre os quais se destacam o minério de ferro, petróleo e seus derivados e a soja, que, por possuírem baixo valor agregado, e por serem movimentados em grande volume, necessitam de uma estrutura de grande porte e baixos custos. No caso da soja, a infraestrutura deixa muito a desejar, resultando em enormes filas de navios, caminhões e trens, que, por ficarem grande parte do tempo ocioso nas filas, têm seu custo majorado, onerando fortemente o exportador, afetando sua margem de lucro e ameaçando nossa competitividade internacional.
FLEURY, P. F. A infraestrutura e os desafios logísticos das exportações brasileiras. Rio de Janeiro: CEL; Coppead; UFRJ, 2005 (adaptado).
No contexto do início do século XXI, uma ação para solucionar os problemas logísticos da soja apresentados no texto seria a
A) isenção de impostos de transportes.
B) construção de terminais atracadouros.
C) diversificação dos parceiros comerciais.
D) contratação de trabalhadores portuários.
E) intensificação do policiamento nas rodovias.
Conceitos abordados:
Produtos a granel:
Produtos a granel são mercadorias, cargas e suprimentos armazenados ou transportados em grandes quantidades, no seu estado bruto, sem embalagens fracionadas. São produtos que não podem ser ensacados ou encaixotados, sendo transportados em contêineres e caminhões específicos para cada caso. Os principais granéis sólidos agrícolas transportados no Brasil são a soja, farelo de soja e o milho. Os principais granéis líquidos exportados pelo Brasil são o petróleo, etanol, gasolina e o suco de laranja. O Brasil é o maior exportador de suco de laranja no mundo, sendo os principais compradores a China e os Estados Unidos da América. De cada 10 sucos de laranja consumidos no mundo, 6 são de origem brasileira.
Atracadouro:
Um atracadouro ou amarradouro é uma estrutura usada para atracar, amarrar barcos na costa de um corpo de água. A construção de novos atracadouros otimizaria o escoamento da soja e solucionaria o problema relativo às filas de navios, caminhões e trens e diminuiria o tempo ocioso dos mesmos.
(Enem/2017) O terremoto de 8,8 na escala Richter que atingiu a costa oeste do Chile, em fevereiro, provocou mudanças significativas no mapa da região. Segundo uma análise preliminar, toda a cidade de Concepción se deslocou pelo menos 3 metros para oeste. Buenos Aires moveu-se cerca de 2,5 centímetros para oeste, enquanto Santiago, mais próxima do local do evento, deslocou-se quase 30 centímetros para o oeste-sudoeste. As cidades de Valparaíso, no Chile, e Mendoza, na Argentina, também tiveram suas posições alteradas significativamente (13,4 centímetros e 8,8 centímetros, respectivamente).
Revista InfoGNSS, Curitiba, ano 6, n. 31, 2010.
No texto, destaca-se um tipo de evento geológico frequente em determinadas partes da superfície terrestre. Esses eventos estão concentrados em
A) áreas vulcânicas, onde o material magmático se eleva, formando cordilheiras.
B) faixas costeiras, onde o assoalho oceânico recebe sedimentos, provocando tsunamis.
C) estreitas faixas de intensidade sísmica, no contato das placas tectônicas, próximas a dobramentos modernos.
D) escudos cristalinos, onde as rochas são submetidas aos processos de intemperismo, com alterações bruscas de temperatura.
E) áreas de bacias sedimentares antigas, localizadas no centro das placas tectônicas, em regiões conhecidas como pontos quentes.
Como são geradas as cordilheiras?
As cordilheiras são geradas por meio do choque de placas tectônicas.
Como são gerados os tsunamis?
Os tsunamis também são provocadas por choque de placas tectônicas, dessa vez no fundo do mar.
O que ocasiona os terremotos no Chile?
Os terremos localizados no chile são consequência do encontro da Placa Nazca com a placa Sul-Americana.
O que são os escudos cristalinos?
Os escudos cristalinos são áreas de baixa atividade sísmica e não possuem elevadas altitudes. Esses escudos correspondem à camada mais antiga da superfície terrestre, o oposto dos dobramentos modernos que representam as camadas mais recentes.
O que são as bacias sedimentares?
As bacias sedimentares representam depressões causadas pelo movimento tectônico. Entretanto, distam da relação com os eventos ocorridos no texto.
Comentários
Postar um comentário