QUÍMICA: PERÓXIDOS E O CLORO
O que são peróxidos?
São compostos binários, isto é, formados por apenas dois elementos químicos. Um deles é o oxigênio, e o outro é um dos elementos a seguir:
- Prata (Ag)
- Hidrogênio (H)
- Zinco (Zn)
- Metais alcalinos (Be, Mg, Ca, Sr, Ba, Ra)
- Metais alcalinoterrosos (Li, Na, K, Rb, Cs, Fr)
Nos peróxidos, o oxigênio sempre apresenta NOX(número de oxidação) igual a -1 e é o elemento mais eletronegativo.
Características
São compostos iônicos, com exceção do peróxido de hidrogênio;
Apresentam-se no estado sólido em temperatura ambiente, com exceção do peróxido de hidrogênio, que é líquido;
São compostos instáveis;
Suas moléculas interagem por intermédio de forças dipolo permanente, com exceção do peróxido de hidrogênio, cujas moléculas interagem por meio de ligações de hidrogênio.
Aplicações dos peróxidos:
- Limpeza de ferimentos (exclusivamente o peróxido de hidrogênio);
- Catalisadores de reações químicas;
- Os peróxidos iônicos podem ser utilizados para a obtenção de bases inorgânicas quando reagem com a água;
- Os peróxidos iônicos podem ser utilizados para a obtenção de sais inorgânicos quando reagem com ácidos;
- Branqueamento do papel.
- Alcenos;
- Alcinos;
- Alcadienos;
- Ciclanos;
- Aromáticos.
- Produção de borrachas sintéticas;
- Produção de produtos sanitários (por exemplo, a água sanitária);
- Produção de materiais plásticos (exemplos: PVC, teflon,);
- Produção de solventes orgânicos (por exemplo, o tetracloreto de carbono);
- Produção de inseticidas (por exemplo, o DDT);
- Produção de produtos farmacêuticos, como o desinfectante hospitalar;
- Produção de produtos veterinários (por exemplo, para o tratamento de pele em cães e gatos);
- Na desinfecção de água para o abastecimento público, por meio da ação do ácido hipocloroso;
- Na depuração de águas residuais, para evitar a proliferação de bactérias em esgotos e o consequente aumento do mau cheiro.
A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) reconheceu o Cloro como um pesticida. Uma vez que seu único objetivo é eliminar organismos vivos. Quando nos colocamos em contato com substâncias que contém Cloro, elas não matam somente as bactérias, mas também destroem células e tecidos dentro do nosso corpo.
Algumas fórmulas do Cloro contidas em produtos de limpeza alvejantes possuem estabilizadores e outras substâncias prejudiciais, como o mercúrio e demais metais pesados. Essas substâncias poluem as águas quando descartadas e são muito tóxicas para os organismos aquáticos. Por ter pouca degradabilidade e caráter básico, prejudicam diretamente as espécies marinhas, comprometendo toda a cadeia ambiental.
Além de todos os problemas já citados, estudos mostram que, quando o cloro se mistura com substâncias orgânicas naturais, criam cancerígenos organoclorados, chamados THMs (trihalometanos). Esses podem ser inalados dos vapores de banheiros ou absorvidos pela pele, ou ainda ingeridos na água que bebemos. Os THM’s são conhecidos por prejudicar a glândula tireoide, causar tumores e afetar o sistema nervoso, fígado e rins. Além de causar distúrbios reprodutivos.
O vapor de água transforma o Cloro em gás clorofórmio. E esse, por sua vez, causa ressecamento e envelhecimento da pele, tira as vitaminas do cabelo, causa irritação na pele e coceiras no corpo.
Segundo o Conselho de Qualidade Ambiental dos Estados Unidos, “o risco de câncer entre as pessoas que utilizam água clorada é 93% maior do que entre aquelas cuja água não contém cloro”.
Na Lavagem de Roupas
Para lavar roupas brancas, muitas pessoas utilizam a forma pura do Cloro, que é ainda mais perigosa. As substâncias danosas impregnam no tecido e, quando em contato com a pele, sob temperaturas mais quentes, a transpiração facilita a absorção das substâncias pela pele.
(Enem-2018) Companhias que fabricam jeans usam cloro para o clareamento, seguido de lavagem. Algumas estão substituindo o cloro por substâncias ambientalmente mais seguras como peróxidos, que podem ser degradados por enzimas chamadas peroxidases. Pensando nisso, pesquisadores inseriram genes codificadores de peroxidases em leveduras cultivadas nas condições de clareamento e lavagem dos jeans e selecionaram as sobreviventes para produção dessas enzimas.
TORTORA, G.J.; FUNKE, B.R.; CASE, C.L. Microbiologia. Rio de Janeiro: Artmed, 2016 (adaptado).
Nesse caso, o uso dessas leveduras modificadas objetiva
a) reduzir a quantidade de resíduos tóxicos nos efluentes da lavagem.
b) eliminar a necessidade de tratamento da água consumida.
c) elevar a capacidade de clareamento dos jeans.
d) aumentar a resistência do jeans a peróxidos.
e) associar ação bactericida ao clareamento.
Resposta:
A vantagem de substituir o cloro por peróxidos é que os peróxidos são
degradados por enzimas. Ao inserirem codificadores de peroxidases em leveduras, elas passam a produzir esta enzima para degradação dos peróxidos, diminuindo o consumo de cloro e reduzindo assim a quantidade de resíduos tóxicos nos efluentes da lavagem. Assim, O peróxido de hidrogênio possui alto poder oxidante, apresentando vantagens por não introduzir contaminantes a água, decompondo-se espontaneamente em água e oxigênio.
Comentários
Postar um comentário